quinta-feira, 21 de março de 2013

Raízes do Futuro

Nesta quinta feira, Amanda Pina, integrante do Quarto Mundo, junto com outros dois integrantes da Agência Jovem de Notícias, Paolla e Guilherme, participaram de uma palestra, que aconteceu no Sesc Vila Mariana, sobre o projeto "Raízes do Futuro", organizado pela UNICEF em parceria com o banco americano Barclays e o CIEDS (http://www.cieds.org.br/), que tem como objetivo desenvolver habilidades de jovens  e adolescentes de baixa renda da cidade de São Paulo e auxiliá-los a ingressar no mercado de trabalho. 

A UNICEF, além de atuar no Brasil, compartilha deste projeto em mais 5 países, sendo eles: Egito, Paquistão, Uganda, Zâmbia e Índia, porém na Índia o foco principal não é a empregabilidade, como nos outros países, e sim, a proteção dos direitos da mulher.

"Por que investir no adolescente?"

No Brasil, o investimento com o jovem é muito difícil. A adolescência é a fase de transição para uma vida adulta, e como ser adulto sem preparação e conhecimento? Então, apostar no adolescente, educá-lo e se comunicar com ele é um ponto essencial. Alguns aspectos dessa comunicação são: auxílio com a sua sexualidade - primeiramente o jovem deve se conhecer e se aceitar. O entendimento ou o envolvimento com as drogas - as drogas são algo que está no cotidiano de muitos adolescentes, diretamente ou não. Como lidar com seu próprio dinheiro - muitos deles ainda não sabem como administrar seu dinheiro, seu primeiro salário, sua mesada. E como no caso do projeto, da preparação para o primeiro emprego. Esses e outros aspectos que existem no dia-a-dia do adolescente precisam estar esclarecidos na cabeça de todos esses jovens, para que esses se desenvolvam como cidadãos.

Antes da palestra, os integrantes do Quarto Mundo/Agência Jovem de Notícias entrevistaram alguns dos participantes do Raízes do Futuro.



Lucas, 15 anos, entrevistado por Amanda Pina


 Tamara, 18 anos, entrevistada por Paolla Menchetti
Silvio Kaloustian, UNICEF, entrevistado por Guilherme Barbosa

Para quem quiser conhecer melhor o projeto "Raízes do Futuro", basta acessar o link da UNICEF: www.unicef.org/brazil/pt/activities_24801.htm


Por Amanda Pina

Nenhum comentário: