segunda-feira, 13 de maio de 2013

Redução da maioridade penal é pauta no Quarto Mundo

-->
Olá jovens e adultos! Tudo bom?
Em 24 de abril, uma quarta-feira, o Quarto Mundo esteve na Sé, mais precisamente na Praça da Sé, onde ocorreu o nosso grandioso “povo fala”, que nada mais é do que uma pequena entrevista de duas a três perguntas que fazemos para pessoas comuns, que estão passando pelo local e dão a sorte (ou azar) de nos encontrar. 


As questões eram sobre um assunto muito polêmico, a redução da maioridade penal. Para muitas pessoas, o menor de 18 anos que comete um crime deve responder como um adulto porque, se ele foi “grande” o suficiente para fazer, tem que assumir. Mas esse conceito tem pontos muito errados.
Para esclarecer algumas dúvidas, fomos ao escritório do advogado Ariel de Castro Alves, especialista em Políticas de Segurança Publica pela PUC-SP e ex-Conselheiro Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Ele deixou claro que é contrário à redução da maioridade penal. Isso mesmo, contrário, por diversos motivos, um deles, presente em uma entrevista que concedeu para a Revista Fórum, que diz:
Há 17 anos venho me posicionando e atuando contra a redução da idade penal. Entendo que se trata de medida ilusória, já que o que inibe o criminoso não é o tamanho da pena e sim a certeza de punição. No Brasil, existe a certeza de impunidade, já que apenas 8% dos homicídios são esclarecidos. Precisamos de reestruturação das polícias brasileiras e melhoria na atuação e estruturação do Judiciário.”

Ficou curioso para saber, né? Então espera só mais um pouco que a estreia do nosso programa está chegando!
Ósculos e amplexos!
Maria Nascimento

Nenhum comentário: