Edital Quarto Mundo 2014

I – PROJETO QUARTO MUNDO

O Quarto Mundo é um projeto que desenvolve, através da educomunicação, programas de TV feitos por jovens e adolescentes moradores de São Paulo. Ele é realizado pela TV USP em parceria com a Viração Educomunicação e cada programa reflete seus posicionamentos em relação à sociedade. Os jovens e adolescentes participam de todas as fases do projeto: elaboração de pautas, pesquisa, produção, gravação, apresentação e roteirização.

O projeto é gratuito e acontece de fevereiro a dezembro de 2014, às terças e quintas-feiras, e durante os encontros os participantes entram em contato com aspectos das linguagens audiovisual e jornalística: operação de câmeras, produção, montagem de roteiros e apresentação.

A TV USP é uma TV universitária que produz e exibe programas pautados pelo compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, sempre aproximando a produção científica e cultural da Universidade de São Paulo à sociedade. Há dezessete anos a TV USP trabalha no aprofundamento e reflexão de assuntos do cotidiano por meio do resgate da cidadania, do respeito e do desenvolvimento mútuo, levando em consideração a importância de retribuir à sociedade o investimento que ela faz na instituição pública.

A Viração Educomunicação é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, criada em 2003. Recebe apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Produz a revista Viração, mantém a Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org) e também oferece cursos e oficinas de capacitação em comunicação popular feita para jovens, por jovens e com jovens em escolas, grupos e comunidades em todo o Brasil. Para a produção da revista impressa e eletrônica (www.viracao.org) conta com a participação dos conselhos editoriais jovens de 22 Estados, que reúnem representantes de escolas públicas e particulares, projetos e movimentos sociais.

II – PARTICIPAÇÃO
            Para participar da turma do Quarto Mundo 2014, você precisa:
                        .ter entre 14 e 18 anos
                        .ter as terças e quintas (das 14h - 18h) livres
                        .trabalhar bem em equipe
                        .ter vontade de multiplicar o que aprende
                    .ter fácil acesso à internet (pode ser em casa, na escola, telecentro, lan house, etc)

III – PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os interessados deverão:
a. Preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO (clique aqui), localizada no blog até o dia 18/01/2014 às 23h59.
b. O resultado sairá dia 20/02/2014 em nosso blog www.quartomundotvusp.blogspot.com.
c. Os selecionados para a turma de 2014 deverão comparecer com os responsáveis dia 22/02/2014 às 14h à sede da Viração Educomunicação (Rua Augusta, 1239 - cj 11) para um encontro de esclarecimento sobre o projeto.
d. O início das oficinas será dia 25/02/2014, às 14h, na sede da Viração Educomunicação.

IV - SELEÇÃO

Serão selecionados para a turma de 2014 do Quarto Mundo 12 participantes, de acordo com os seguintes critérios:
a. Interesse pelo campo da comunicação.
b. Divisão equitativa por gênero.
c. Vontade de se expressar.
d. Diversidade cultural.
e. Diversidade geográfica dentro da Grande São Paulo.

– CONTATOS

Para mais informações, entre em contato conosco pelo email: projetoquartomundo@gmail.com ou pelos telefones:

TV USP: (11) 3091-4101 (seg. à sex. das 14h às 18h – falar c/ Luiz Prado)
Viração Educomunicação:  (11) 3237-4091

Aproveite para visitar e acompanhar as novidades do projeto acessando:
Facebook: facebook.com/quartomundo

Nenhum comentário: